Inaugurado em Agosto de 2009
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: BAÚ DE JOGOS

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL


Jogos Aleatórios

BAÚ DE JOGOS

BAÚ DE JOGOS
Portal de Jogos Eletrônicos
Endereço:baudejogos.net
Antigo Domínio:baudejogos.vetorial.net
Base:Rio Grande do Sul
País de Origem:Brasil
Idioma:Português
Idealizadores:Jose Diego Ferreira Martins,Heitor Barcellos,Eduardo Piccini Cercato - (podendo também haver outros)
Ano de lançamendo:2000
A.K.A:Rabaul de Jogos, Bauru de Jogos
PS: Todas as imagens do texto podem ser ampliadas. Basta clicar nelas.

Baú de Jogos
é um portal de jogos eletrônicos fundado em 2000 por Jose Diego Ferreira Martins, Eduardo Cercato e Heitor Barcellos.

Antes de se dedicarem ao baú, os fundadores do site criavam seus próprios jogos caseiros, sendo que Heitor Barcellos ainda hoje desenvolve aplicativos comerciais e jogos para tecnologias mais atuais como tablets,etc ...

História:

No final dos anos 90, Igor Douglas Nery Monteiro reunia-se com os fundadores do site na qualidade de artista gráfico dos jogos que Diego e Eduardo programavam.

Criaram alguns jogos.
Após alguns desentendimentos, Igor larga o projeto e se afasta dos programadores e, praticamente, larga também o ramo da programação de jogos.

Dessas desavenças surge o site: "O MAIOR CORO DO BRASIL".
O site ilustra Igor como um paspalho, típico bobalhão que cai na casca de banana enquanto os outros riem.Entre outras coisas acessíveis no site, estavam montagens que o remetiam a personagens diversos, textos escrachando o cara de várias maneiras e , reza a lenda, que esse site foi o embrião do que viria a ser o portal Baú de Jogos, logo depois.

Baú de jogos, o site:

Pois bem, a falta de documentos comprobatórios nos leva a crer que o site surgiu no ano 2000, podendo até mesmo ter surgido um pouco antes, não se sabe. Assim como não se sabe direito quais foram todos os idealizadores do site , uma  vez que os proprietários do mesmo sempre se escondem atrás de nicks variados como "Muffie", ou de imagens de famosos ou personagens famosos, tais como: "Lionel Richie",(no site grafado como 'Lionel Ritchie') "Pai Mei", etc...

Layout do Baú de Jogos em Janeiro de 2003

Os fundadores do site têm hoje entre 35~45 anos. Na própria página eles dizem que o site que os inspirou a criarem o Baú da forma como ele é foi o site "Home of the Underdogs". Muito embora, para muitos o Baú não passe de um "Gamespot" em versão escrachada brasileira. Ainda me lembra - de leve - o sensacional ComputerEmuzone, em algumas características.

O site é gigante e já passou por diversas fases. Na fase atual, que arrisco dizer que já perdura alguns anos, é possível afirmar que o Baú de Jogos é um portal voltado ao entretenimento eletrônico com um gigantesco acervo retrogamer (com diversas plataformas cadastradas, desde Atari 2600, passando pelo MSX, até o PS3). Seu arquivo atual (2013) possui um banco de dados com cerca de 9043 jogos cadastrados embora eles já tivessem cadastrado muito mais jogos, algo em torno de 11.000 jogos. Creio que devido a alguma ação judicial ou algum desentendimento entre os próprios fundadores do site, muitas análises tenham sido retiradas de lá com a finalidade  de manter o site no ar. Assim como, algumas terminologias que também foram substituídas do site provavelmente por "desagradar" a terceiros que teriam supostamente movido algum processo contra o Baú.

As análises (resenhas) dos jogos boa parte das vezes é sarcástica ou ácida , por outras vezes é crítica e non-sense. Por inovarem com esse linguajar chulo nos reviews ganharam uma legião de copiadores, entre eles um pessoal que publicava resenhas num fotolog (???) e um pessoal que mantêm um blog até hoje copiando descaradamente as gírias e outras características do site (FTW Games).

O portal passou por diversas fases. Por volta de 2004/2005 havia downloads disponíveis para todos os jogos lá cadastrados ou pelo menos pra 99% deles. Os downloads eram muito lentos porém havia muito material bom para baixar e jogos grandes e pesados (como o Sonic CD por ex.).

                              
Tela de boas vindas do Baú em Fevereiro de 2007
O primeiro domínio do site foi o .vetorial.net. Depois registraram o site como .net. Em 2005 passaram um belo trote nos usuários informando que o portal estava saindo do ar e muita gente acreditou e a comunidade que acompanhava o Baú ficou debatendo em fóruns como "Saudosistas da Era MSX"  se aquilo era mesmo verdade, mas no final descobriram que foram todos trollados.

Alguns anos depois , por 2009 ou 2010, atraíram a atenção do público que os acompanhava afirmando que "Lionel Richie", o principal analista de jogos e sistemas do site, estava de saída e que o Baú iria acabar.

Passou um tempo e o Baú foi remodelado. Excluíram seções interessantes do site como a página onde Heitor Barcellos respondia à milhares de imbecis por dia que faziam perguntas completamente aleatórias - inclusive muitas que fugiam totalmente do tema (videogame) - e também o RSS e outras coisas interessantes foram podadas da versão atual do portal que agora dá ênfase não só aos jogos mas também à colunas de temas diversos, entre eles, filmes e quadrinhos.

Enfim: o "Lionel Richie" não foi embora do site. Trocou apenas de personagem , agora é o "Iron Man", assim como já foi o Pai Mei.
E o "Oh Daesu" é o mesmo que antes postava como "Corongo".
A única certeza que temos é que no futuro continuarão mudando os personagens , provavelmente livrando-se de proce$$os a que estariam sujeitos se dessem as caras postando com seus verdadeiros nomes.
                                                         
Layout do Baú em Dezembro de 2007

Enfim, em muitas análises do site percebemos que os próprios fundadores comentam e nisso acabam revelando a própria identidade. Se é que isso já não é feito propositalmente pra confundir os leitores mais imbecis que ficariam se perguntando : "Oh, será que fulano é tal?"...

O Baú funciona assim:
O Heitor e o Diego são os webmasters do site,
e há também o Eduardo que é o outro proprietário do site.

Eduardo é quem posta a grande maioria dos reviews atrás de pseudônimos como "Lionel Richie", "Iron Man", "Pai Mei", entre outros...
Diego posta lá como "Corongo", "Oh Daesu", etc.
Heitor escreveu pouquíssimas resenhas usando as próprias fotos e usando nicks como "Muffie" , etc...
Heitor dava conselhos amorosos aleatórios na página do Baú. Esses conselhos apareciam aleatoriamente durante o carregamento do layout do site.
Há outros colaboradores que mandam reviews para o site esporadicamente. Mas o núcleo principal é formado sempre pela mesma equipe de postadores.
Print Screen de tela do Baú em Out. 2007 (clique na imagem para ampliar)



Grande parte da audiência do Baú se deve aos reviews de Eduardo, considerados os mais engraçados pelos leitores que os acompanham ainda nos dias de hoje, e acreditem, essa base de fãs é grande. Basta digitar: "Baú de Jogos" no buscador do Google para encontrar milhares de blogs e fotologs que copiam na cara dura muitas das gírias características e até mesmo terminologias e neologismos que surgiram no Baú.

Houve uma fase em que havia uma tela com um disclaimer advertindo aos usuários que havia conteúdo adulto no site. Essa fase perdurou um tempo. Tempos depois, a tela de entrada adquiriu um outro disclaimer advertindo sobre outras coisas , mas hoje em dia o site abre diretamente no seu feed.
E quanto ao Igor:
Ele continua sendo "homenageado" pelo Baú, seja em citações aleatórias no meio das análises, seja pelo gif "This game sucks" - uma montagem no photoshop ,que simula numa animação tosca, o antigo colaborador praticando sexo oral num pênis ejaculante. Assim como muitos outros são "homenageados" lá ainda hoje em citações aleatórias.

Comentar




Deixe um comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *