Super Nintendo, também conhecido como SNES ou Super Famicon (no Japão), é um console de 16 bits lançado pela Nintendo Entertainment em 1990 no Japão e em 1992 na Europa e nos Estados Unidos.
Seu concorrente direto foi o Mega Drive (SEGA GENESIS -[USA]).
No Japão, manteve as parcerias com empresas de alto calibre como Capcom, Konami e Midway e garantiu o seu sucesso. Foi uma resposta a Sega e a NEC que tinham lançado no mercado , anteriormente à ela, videogames com processadores de 16 bits mais avançados do que o NES (Muito embora o Turbografx-16 seja um videogame de 8 bits e não de 16).
Nos EUA começou mal nas vendas , mas depois superou o rival Mega Drive com títulos de peso dos quais podemos destacar: Super Mario World, e principalmente, importante frisar: graças à conversão de um Blockbuster dos Arcades conhecido por todos nós, chamado Street Fighter II - The World Warrior.Esse fator foi determinante pois foi um lançamento exclusivo para o Super Nintendo.Além de ser um lançamento exclusivo, Street Fighter II era um sucesso absoluto de público na época e o arcade de maior sucesso dos estabelecimentos de fliperama do começo dos anos 90.A partir daí as vendas do Super Nes deram uma boa guinada gerando uma aceitação e aprovação maior do público em geral.
O Super Nintendo foi inovador por trazer os botões L e R na parte superior do controle. Essa configuração de controle foi mais tarde copiada pelo Playstation e por todos os videogames que vieram após o Super Nintendo.
A Nintendo também tinha planos de lançar o seu próprio leitor de CDs para o Super Nintendo (De forma semelhante a Sega tinha realizado o SEGA CD para O Mega Drive), esse leitor de CDs seria produzido pela SONY ,porém, num estágio já avançado do projeto a Nintendo desistiu e passou a negociar com a Philips. As negociações com a Philips também deram errado e o leitor de CDs para Super Nintendo nunca foi lançado. Por outro lado, o engenheiro chefe da Sony conveceu a empresa a seguir com o projeto até o fim e remodelaram todo o projeto de forma que sumisse qualquer vínculo perceptível com a Nintendo. Desse projeto nasceu o primeiro console da empresa: o PlayStation