Inaugurado em Agosto de 2009
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: ANÁLISE DE SONIC ADVANCE

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL


Jogos Aleatórios
Tava meio escuro
Mas eu tava de pau duro...

ANÁLISE DE SONIC ADVANCE

Sonic Advance
★★★
Tipo:Jogo
Ano:2001
Gênero:Plataforma
Produtora:Sonic Team
Formato:ROM
Observações:--
Depois de Sonic & Knuckles, a SEGA passou a lançar jogos em 3D do seu mascote. E nessa nova fase, muito criticada pelos fãs, por causa de alterações significativas na história (principalmente na série Adventure)e por causa de problemas com as câmeras, fases poucos inspiradas e a coisa toda, muita coisa mudou, principalmente na arte dos bonecos que ganharam ares modernos (talvez em parte uma estratégia para tentar alavancar o Dreamcast), Sonic de lentes verdes nos olhos, Tails mais "transado" e o design clássico dos personagens principais ficou esquecido no passado. Os jogos em 3D do Sonic apresentaram novas mecânicas na jogabilidade do ouriço que incluíram a partir de Sonic Adventure 2 novas interações com o cenário e coisas afins.

Após descontinuar o Dreamcast, a Sega anunciou que lançaria jogos de suas principais franquias para outros consoles e isso foi como dar um tiro no cu dos fãs da Sega. Todos ficaram emputecidos, em parte com razão e na outra sem, pois muitos jogos consequentemente foram produzidos para os consoles da Nintendo assim como para o PS2 e Xbox.

Sonic Advance foi um dos primeiros jogos a resgatar as raízes da série em 2D novamente.
Porém, esse retorno trouxe algumas sequelas artísticas e os personagens clássicos voltaram para o 2D com o novo art design adaptado da série adventure. Era como se os personagens em 3D estrelassem agora um jogo no formato que consagrou a série. E particularmente, achei isso uma merda. O design modernoso dos monitores de itens , surgido na série Adventure, também foi transportado para o 2D. Além disso, novas mecânicas dos jogos em 3D também foram importadas , como a habilidade dos personagens em surfar por canos e corrimões.

Além dessa transição, muitas ideias e inimigos foram reaproveitados da série clássica, provavelmente para agradar os antigos fãs da série e atrai-los para essa nova aventura. Nitidamente a gente vê muita coisa chupada dos jogos do Mega e do próprio Sonic CD. Algumas fases prestam homenagens ao passado glorioso do Sonic, e outras têm o mesmo nome (como a Angel Island). A jogabilidade recebeu um leve downgrade , apesar de todos os movimentos estarem lá, por outro lado a Sonic Team soube desenvolver bem os estágios de velocidade e Sonic continua veloz e quicando e ricocheteando por todo o cenário, além de atravessar a tela em velocidade espetacular.

Podemos escolher vários personagens nesse jogo, entre eles o próprio Sonic, Tails, Knuckles e Amy Rose. Cada um deles possui uma habilidade diferente. Knuckles pode planar e escalar paredes, enquanto Tails voa e Amy Rose mata os inimigos na base da marretada.

Também há novos modos de jogo:
Game Start é o modo história.
VS uma modalidade multiplayer que suporta até 4 jogadores.
Time Attack - corrida contra o tempo pelos estágios do jogo.
Tiny Chao Garden - uma opção para cuidar do seu Chao.

Além disso, há um menu de opções onde podemos configurar a dificuldade do jogo e etc.

O jogo possui Sete zonas, com duas fases cada, nas quais se enfrenta o boss na segunda, exceto na última zona que é composta de um único estágio.
E como na série clássica, após derrotar os chefes, pulamos no botão do container que aprisiona os animais para libertá-los.

As fases são variadas, mas na verdade são "mais do mesmo". Não há nada que você olhe e pense: "Nossa, que ideia original". Pra se ter uma ideia, novamente temos uma fase com a temática de Cassino, apesar dela ser bem diferente da Casino Night Zone do Sonic 2, puxando mais pra Carnival Night , um cenário que mescla um pouco de Moscou com Veneza, graças ao cenário e as gôndolas suspensas. Tem uma fase que apesar de levar o nome de Angel Island, se passa nas ruínas de uma civilização antiga e tem uma ação mais aérea do que em plataformas fixas, se aproximando mais da Marble Zone. A primeira fase tem elementos da Emerald Coast do Sonic Adventure do Dreamcast e a penúltima fase presta homenagens à Death Egg do Sonic & Knuckles repetindo até mesmo o expediente da inversão de polaridade já apresentado no referido jogo.

Para prestar uma homenagem ainda maior aos jogadores das antigas, na X-Zone (supostamente a última fase do jogo) enfrentamos o Boss da Green Hill Zone (Sonic 1) e logo na sequência o da Emerald Hill (Sonic 2). No entanto, para realmente acessar a última fase do jogo onde se enfrenta o último boss (é uma fase secreta), é necessário coletar as 7 esmeraldas acessando aos Bonus Stages - nesse jogo são acessados ao encontrar uma mola especial em partes específicas dos estágios - e terminar o jogo usando os 4 diferentes personagens. Daí enfrenta-se o último chefe usando o Super Sonic.

O level design é o ponto alto do jogo. A Sonic Team fez um bom trabalho aqui, ao voltar as raízes e criar estágios engenhosos onde sempre há caminhos alternativos a seguir e mais de uma forma de completar a fase, num jogo não linear, como eram os jogos da série clássica. E as inovações trazidas do Adventure para o 2D funcionam bem com os personagens, incrementando a ação do jogo, tornando-o mais ágil. Um ponto positivo.

Já não se pode dizer o mesmo da parte sonora: além dos temas não serem inspiradores e épicos como os da saga original, não sei se é uma questão de hardware do Game Boy Advance ou o quê, mas os samplers são bem xexelentos e ruidosos dependendo do volume no qual se joga. Ardido. Um ponto negativo.

VEREDITO: Sonic Advance é um jogo que não traz consigo a carga da originalidade, apesar de ter algumas novidades interessantes em algumas fases e na dinâmica com alguns chefes. Por outro lado, procura agregar ideias da série clássica e da série Adventure fazendo desse mix o resultado final do jogo, que poderia ser bem melhor. Apesar de eu achar uma bosta sem fim o visual moderno do Sonic e seus amigos, não da pra dizer que o gráfico do jogo é ruim. Mas também não é espetacular.

Talvez, se tentassem inovar mais ao invés de reciclar antigos conceitos, e ao invés de fazer uma transição entre os elementos do Adventure para o 2D criassem algo realmente novo, o resultado fosse melhor. Por outro lado, o level design das fases e a forma como os personagens interagem com plataformas, molas, balões, canos, corrimões e speeders, tornam a experiência legítima. Isso é realmente um jogo do Sonic, apesar de estar com a sua arte desvirtuada do original, o que é uma pena. Um jogo que vale a pena jogar, mas, pra quem nunca jogou nada da franquia, recomendo os originais de Mega Drive. É isso aí. Se você discorda, mande um comentário e vamos juntos debater o futuro do Brasil, essa nação soberana. ;)



Deixe um comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *