Este jogo presta homenagem ao Pac Man, comemorando seus 20 anos de existência. Seu lançamento foi planejado para "coincidir" com a data do lançamento original de 1979.
É também uma bela homenagem aos clássicos de plataforma dos anos 90, que durante a transição para o 3D na geração PSX, Saturn e Nintendo 64, estavam em baixa. Um ótimo resgate de uma época que não voltaria mais, num jogo que se tornou um dos melhores para a biblioteca do PSX.
Uma das características mais interessantes de Pac Man World, é que apesar do jogo ser em 3D, muitas vezes o jogo é apresentado numa perspectiva em 2D, com profundidade de cenário. Explico: o jogador pode ir ao fundo e nas outras direções, porém, diferente da maioria dos jogos da época onde a câmera seguia atrás do personagem, na maioria do tempo a câmera foca o personagem de perfil, orientando a direção que se deve seguir (geralmente plataformas orientadas para direita). Pac Man World, mescla essa mudança de câmera e de direção do personagem com maestria. Alguns momentos segue o padrão de jogos 3D onde o foco é atrás do personagem e o mesmo segue em frente de acordo com a direção que a câmera está focando (ou seja, sempre em frente).
A história do jogo é a seguinte: Toda família de Pac Man foi sequestrada bem no dia do seu aniversário. Os sequestradores deixaram uma bilhete dizendo para Pac Man encontrá-los na Ilha Fantasma.
O jogo se passa nessa ilha, divida por 6 mundos diferentes, que varia entre cemitérios e parques de diversões, passando por uma praia pirata, pelo espaço, uma indústria química e uma vila vulcânica.
Durante as fases PACMAN deve encontrar e recolher as letras do seu nome, o que leva a um bônus extra depois de vencido o estágio. Pac Man pode ricochetear pelo cenário, dar spin (como o Sonic, mas de forma mais moderada aqui) e atirar pac-dots nos adversários. A jogabilidade é fluída e perfeita, no entanto, a câmera as vezes pode atrapalhar, frustrando o jogador, principalmente em momentos cruciais onde tem que pular de uma plataforma pra outra em movimento e o personagem escorrega e cai no infinito.
Os inimigos são variados e têm todos a ver com a temática das fases. Durante o jogo há referências e homenagens ao clássico PacMan, pois podemos recolher pac-dots e correr atrás de fantasmas ao encontrarmos as vitaminas maiores, como no original. Além disso, ao encontrar o ícone MAZE, acessamos o modo labirinto (que remete ao original) onde recolhemos pac-dots por labirintos e fugimos de fantasmas - cumprir esses MAZES ajuda a completar 100% do jogo.
Na época tinha gráficos excelentes e acima da média, só não ganhou o troféu GOLD porque exageraram na dificuldade dos bosses.
Funciona assim: Cada mundo é dividido em 4 atos diferentes. Os 3 primeiros são referentes às fases com a temática daquele mundo e o quarto ato é o confrontamento com o chefe.
Porém, a maioria deles usa mecânicas repetitivas , cheias de obstáculos que levam os jogadores à exaustão. Antes de enfrentar algum boss é importante recolher o maior número de vidas possível, porque acredite, você vai precisar!.
Em resumo: Um jogo de plataformas excelente, divertido e desafiador. Só pecou num quesito fundamental , que, com certeza vai afugentar essa geração de gamers bundona, nascida nos anos 90. Esse é um jogo recomendável apenas para os gamers hardcore, nascidos nos anos 70 e 80, que já estão acostumados com a essência de um bom desafio.