Amiga é uma família de computadores de 16/32 bits, fabricados pela Commodore.
Durante os anos 80 e 90 ficaram conhecidos pelos recursos multitarefas e multimeios muito superiores aos PCs da época.
Arquitetura de múltiplos processadores permitia gráficos avançados à época do seu lançamento.
Jay Miner, famoso por conceber o Atari 800 e seus gráficos avançados (pra época), tinha um sonho de lançar um computador poderoso, de 16 bits. A Atari não tinha interesse num projeto dessa envergadura e Jay resolve então se desligar da empresa.
Em 1982, ele continuava com esse sonho incubado, quando recebeu o telefonema de um colega (Larry Kaplan) que também havia largado a Atari para fundar a Activision.Larry queria fundar uma empresa de games e buscava investidores. Jay conhecia investidores para injetar dinheiro nesse projeto e juntos fundariam a Hi-Toro, que produzia todo o tipo de joysticks.
A confecção desses controles era apenas para conseguir o real intento da empresa: um videogame revolucionário, como fora o Atari nos anos 70.
Durante o desenvolvimento, houve um desentendimento na empresa. Jay Miner queria um computador baseado no chip 68000 da Motorola.Mas os financiadores do projeto queriam apenas o videogame inovador, proposto no início dos trabalhos.
Novamente Jay esbarra em entraves, os mesmos que já tinham-no feito largar a Atari. Mas dessa vez foi diferente: Os desenvolvedores do projeto fizeram o que os executivos queriam, mas secretamente colocaram novas features que não eram necessárias para um simples videogame funcionar. Era uma expansão para teclado e memória que acabou por salvar o projeto no final,pois o mercado de videogames sofreu um CRASH (Crash de 1984) e as pessoas estavam perdendo interesses em videogames, como o Atari.
E assim finalmente o videogame se transformou no supercomputador com chip de 16 bits da Motorola.
Porém o investimento inicial de US$ 7.000.000 não foi o suficiente para sustentar "Lorraine" (codenome do Amiga durante o desenvolvimento do projeto), a Hi-Toro já havia mudado o nome da empresa, para Amiga Inc. para viabilizar o projeto. Para quem não sabe, em espanhol "Amiga" significa "namorada".
Mantiveram então o projeto como secreto nessa época (1984), mostrando-o apenas para um grupo pequeno de pessoas.
A Amiga Incorporation foi então comprada pela Commodore que resolveu bancar o projeto de vez.Dessa fusão nasceu a 'Commodore-Amiga Inc.'.
Então em Julho de 1985 chega ao mercado o Amiga 1000, que deu início a uma série de sucessores, sempre aperfeiçoando a versão anterior com algum upgrade.
Amiga era um computador muito à frente do seu tempo, anos-luz mais avançado que os computadores da época. Desde sempre compatível com mouse.
Em 1987 a Commodore lança o Amiga 500 e o Amiga 2000, o primeiro fortemente relacionado aos jogos , ajudando a Commodore atingir o seu primeiro milhão de Amigas vendidos. O micro também estava se tornando popular nas estações de edição de vídeo.
Em 1990 lançam o Amiga 3000, o primeiro Amiga de 32 bits.O que significou um novo período na história do Amiga.
Em 1991 sai o Amiga 500+ , Amiga 600 e o Amiga CDTV, sendo o último uma versão do Amiga 500 com leitor de CD-ROM embutido.
Em 1992, já tendo ultrapassado a marca de 4.000.000 de unidades vendidas, a Commodore lança o Amiga 4000. br/>
A velocidade do processador desse Amiga é 25x superior à do Amiga 500.
Em Outubro lançam Amiga 1200, outra máquina de 32 bits, dessa vez com chip AGA.Sua configuração é 4x mais rápida que a do Amiga 500.
Em 1993 a fonte começa a secar e a Commodore lança um console, Amiga CD32. Porém, não prospera.
Em 1994 lançam o Amiga 4000-T e em Abril daquele ano, declara falência. Atribui-se isso ao fato da Commodore ter tentado entrar no mercado de PC's sem sucesso.