Inaugurado em Agosto de 2009
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: CASTLE OF ILLUSION (16-Bit)

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL


Jogos Aleatórios

CASTLE OF ILLUSION (16-Bit)

Castle of Illusion

★★
Sistema:Mega Drive
Ano:1990
Gênero:Ação/Arcade
Produtora:Sega
Formato:Cartucho
Observações:Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, Mickey Mouse- Castle of Illusion
Castle of Illusion é um jogo de ação que foi lançado para o
Mega Drive em 1990 pela Sega.

A Sega precisava convencer o mercado norte americano a comprar o Mega Drive, e, uma de suas estratégias de marketing para alcançar essa finalidade foi lançar esse jogo que tinha a pretensão de demonstrar a superioridade gráfica do Mega Drive,que era, tecnicamente superior ao NES, da rival Nintendo.

A história do jogo é a seguinte:
Mickey e Minnie estavam felizes no bosque, quando a bruxa Mizrabel aparece de surpresa e rapta sua namorada afim de roubar sua beleza. Então cabe a Mickey ir atrás da bruxa, recolhendo sete gemas antes que seja tarde.
Essas gemas só serão recuperadas ao entrar nas diferentes salas do castelo e as recolher uma a uma.

Li várias análises a respeito desse jogo na net, mas, minha opinião sobre ele continuou a mesma:
Um jogo de ação razoável para o Mega Drive.
E a situação piora se comparado com o mesmo Castle of Illusion lançado para Master System.
A versão do Master System dá uma surra nessa versão do Mega Drive.

Pra começar, pelo mapa das fases:
Não sei se por algum motivo a Sega -criadora de ambos "Castle of Illusion" para os consoles - achou que o Master System por ser menos potente que o Mega Drive merecia mais atenção e com isso ganhou uma versão
muito mais divertida e esmerada do jogo do que o próprio Mega Drive.

Basicamente no jogo temos algumas ações para o personagem: um botão de pulo que ao ser pressionado duas vezes torna-se uma "bundada" com a qual Mickey liquida seus inimigos.E no outro ataque o personagem atira maçãs contra seus adversários.

A jogabilidade do Mega Drive foi escrotizada demais.
Fases chatas demais. Retiraram a fase da fábrica de chocolate dessa versão.
Essa era uma das melhores do Master.Não pesquisei a data de lançamento de cada obra e não sei se a versão do Mega Drive foi criada tendo a do Master System como base ou vice versa.

Mas um dos fatores que me chatearam foi perceber que algumas fases do Master System como a da Fábrica de Chocolate,a do Castelo onde ele enfrenta o dragão e a do Relógio foram mixadas, respectivamente na fase do quarto gigante e na última fase do Castelo da versão do Mega.
Além disso, no último estágio do Mega, Mickey enfrenta a bruxa Mizrabel sem ao menos ter um subchefe anterior para enfrentar como ocorria na versão Master.

Não esclareci acima por que a jogabilidade no Vamos entender agora como a jogabilidade foi prejudicada no Mega Drive: Mickey não tem uma movimentação natural pelo cenário. É como se estivesse acorrentado a uma bola de ferro preso ao chão, e como se isso não bastasse, quando o personagem salta, mesmo para dar sua "bundada clássica", fica a impressão de que tem uma força contrária lhe puxando para o chão. Além disso, atirar maçãs nos inimigos não é tão legal como arremessar pedras e baús. Mickey também é lerdo para andar, no Master System sua movimentação flui de forma mais natural.

O sprite do Mickey também não é tão bem feito como o do Master System.
Mickey tem uma expressão doente sequelada como se fosse portador de alguma síndrome esquizofrênica.
No Master ele soa mais natural e semelhante aos quadrinhos/desenhos Disney.

Outra coisa broxante é que ao entrar no castelo o jogador não pode escolher qual fase começar (diferente do que ocorre no Master).
Acaba tendo uma 'linearidade obrigatória' de começar pela fase da floresta , passando pelo quarto dos brinquedos e depois por uma fase horrível n'água onde Mickey atravessa diversas telas com desafios escrotos que fazem o jogador arremessar o controle do Mega Drive na parede. Sério, fase péssima, de um mau gosto incrível. Cagaram no pau.

Os gráficos também não são tudo isso. Podiam ter feito bem melhor.
Se tivessem feito com o esmero que fizeram o Castle of Illusion do Master System, aí sim, ia ser de tirar o chapéu.
Ou mesmo se tivesse a qualidade gráfica de um jogo posterior chamado "Mickey Mania",
aí sim ia arrebentar a boca do balão. Então podemos concluir que essa versão do jogo é totalmente medíocre.

É bem verdade porém que esse jogo é bem melhor do que aquele Alex Kidd do Mega. Aquele jogo é um horor, tem gráficos podres que se assemelham aos do Master System mas toma uma surra no fator 'diversão'.

Mas bem falemos de Castle of Illusion do Mega que é o jogo da vez:
É impossível não fazer uma comparação com a versão do Master que DÁ DE RELHO nessa versão do Mega Drive.
Primeiro que como já citei antes, temos uma fase a menos sendo que a última, quando ele atravessa o arco íris, é apenas uma fase de enfrentamento com o chefe, e não uma fase realmente, como as outras.

As fases são as seguintes:

Estágio da Floresta - Mickey enfrenta árvores andantes, maçãs rolantes, flores que cospem porcarias no personagem e outras escrotices, assim como, cogumelos que brotam
do chão, e o personagem passa ainda por várias telas até alcançar às teias de aranha e depois a floresta mal assombrada.

Estágio do Brinquedo - Mickey enfrenta soldadinhos de chumbo e o mapa e layout levam uma surra da versão Master. Diversão zero.

Estágio da Queda D'Água - Ela aparece no lugar da maravilhosa Fábrica de Chocolate do Master , mas é uma fase chata pra caralho cheia de pegadinhas podres e plataformas estrategicamente colocadas em partes do cenário pro jogador se fuder perder vidas.

Estágio do Quarto Gigante - Mickey se aventura por entre livros e letras animadas (com vida própria), além de aviõezinhos e outras porcarias das quais não lembro agora. Nessa
fase mixaram um pedaço da Fábrica de Chocolate do Master.Podemos notar essa 'fusão' ao entrar dentro da garrafa de leite.

Estágio do Castelo - O último estágio, já que depois dele Mickey enfrenta a chefe final do jogo. Essa fase é um mix da fase do Relógio do Master System
com a fase do Castelo do Master, sendo que novamente ambas as fases juntas dão uma surra de pau mole um coro nessa fase do Mega. Lamentável.

Chefe final - Enfrente a bruxa Mizrabel em sua forma bela. Minnie está aprisionada dentro de uma bolha.

Talvez eu tenha pego pesado demais com o jogo.
Ele não é de todo ruim e tem um aspecto que ele é bem melhor que a versão do Master System:
O final do jogo.É um final elaborado, com mais de uma tela de apresentação da conclusão da história, diferente do ridículo final de Master System.

A trilha sonora também é muito boa.
Estaria cometendo uma injustiça se falasse mal dela.
Músicas marcantes, temas bem desenvolvidos que combinam com os estágios em questão.

Mas é só. Não da pra entender a Sega. Faz um jogo perfeito pro Master System e caga no final.Faz um jogo meia boca pro Mega Drive e um final surpreendente e trabalhado.

Veredito final: É um jogo que foi muito mal planejado e podia ter muito mais coisas , a jogabilidade poderia ser muito melhor e inclusive os layouts e mapas das fases podiam ser melhores. Mickey deveria ter sido redesenhado e seu sprite ser mais fiel às produções Disney já que seus inimigos não sofreram desse descuido na parte artística. Enfim, fica muito aquém do épico que a Sega prometia.
Esperava muito mais desde a primeira vez que joguei essa obra. Saio com um misto de decepção e incompreensão do que a Sega quis fazer aqui uma vez que tinha a faca e o queijo na mão.

Comentar


Deixe um comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *