Com um super-argumento caio de ultra leve de boca no excremento, dou um tapa na careca do sargento viajo pra São Paulo sem dentes e a boca cheia de vento num teleco-teco retrospectiva pornô, vou no embalo do meu amor e me ponho a sonhar como seria o soneto da trepada nuclear.
Reza a lenda que no final dos anos 80 a SEGA tinha conseguido a licença de uma produtora para realizar sua versão de Tetris.
Mas foi barrada pela Nintendo que conseguiu exclusividade sobre o título para lança-lo no Game Boy. A SEGA já tinha produzido diversos cartuchos de TETRIS para Mega Drive, mas teve que destruí-los em função do ocorrido.
Em 1989, Jay Geersten cria Columns e o jogo ganha versões para diversos computadores domésticos e então ele resolve vender os direitos do jogo para a SEGA.E a empresa resolve testar o PUZZLE nos Arcades e o jogo revela ser um enorme sucesso.
Nesse jogo, que se apropria de algumas características de Tetris - como o espaço retangular por onde caem as peças - o jogador deve juntar no mínimo três joias iguais na horizontal, vertical ou diagonal. Assim pode agrupar o número máximo que conseguir criando combos maiores e conforme as peças despencam do andar superior, combos indiretos e muitas vezes fantásticos, por desencadearem uma cadeia de hits que elevam bastante a pontuação.
Dicas são dadas ao jogador até o terceiro nível de experiência. A partir daí as peças despencam mais rapidamente pelo cenário e tens que raciocinar mais rapidamente para não deixar as peças serem "esmagadas" no topo da tela.
O jogo possui gráficos simples porém detalhados. Cada peça tem uma forma geométrica diferente. A trilha sonora é belíssima. Um dos temas principais, "Clotho", parece ser uma linha de contraponto para órgão. Mas não pesquisei o suficiente para tal afirmação.
O jogo é viciante, não consigo apontar defeitos para o mesmo. Por isso ganhou a nota máxima e quase leva o troféu MSX GOLD, porque CLÁSSICO é o que define esse jogo, sem mais.
Essa versão é ligeiramente mais fácil que a versão do MEGA. Talvez pelo jogador perder fichas e talvez se revoltasse facilmente com isso, enquanto no console poderia jogar quantas vezes quisesse, por mais difícil que fosse, sem gastar a mais com isso.